A Sociedade e a Cultura da Negação

Parece peculiar que os indivíduos das sociedades modernas apresentem inerentemente padrões de neuroses. Neuroses são problemas do sistema nervoso que não tem causas demonstráveis e que, diferentemente da psicose, conservam a referência à realidade, ligam-se a situações circunscritas e geram perturbações sensoriais.
A privação individual de atitudes e pensamento em detrimento ao esperável, concebível ou mesmo tradicional na cultura têm tornado os indivíduos cada vez mais neuróticos e padronizados. Máscaras são necessárias, mas elas não podem se apropriar da face humana. Quando isso acontece, quando as pessoas deixam de reconhecer a si mesmas e começam a se perceber como a máscara que as cobrem, a ansiedade, a depressão e outros transtornos psíquicos se manifestam tentando reverter essa realidade.
Se o desejo é a liberdade, a plenitude e a originalidade, esqueçam as convenções. Sejam autênticos. Façam da realidade um mundo confortável para as individualidades e diferenças.

2 comentários:

Angelo disse...

Bom texto, my friend... Curto mais isso aqui do que os poemas, apesar de curtir a sua linha poética...
Abraço!

Anônimo disse...

Acho que "o negócio" é ter a consciência das diferentes máscaras que "temos que usar" em diferentes ocasiões, porque concebo ser muitíssimo improvável haver um ser humano que não possua nenhuma "máscara". Você mesmo, quando escreve, está utilizando a sua "máscara de intelectual" e não a de surfista, por exemplo. Eu, quando teço um comentário a respeito do que escreveste, ponho a minha "máscara de crítico e seu admirador", mas isso não quer dizer que só possuo esta máscara ou sou APENAS seu admirador e discípulo. Utilizo muitas máscaras, mas a consiência de quem sou é o que deve prevalecer. Pelo menos, teoricamente. O que você acha, M-E-S-T-R-E?

FCC