Altruísmo – Humanos e Primatas

Segundo o pensamento de Comte (1798-1857), altruísmo é a tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, não obstante sua atuação espontânea, deve ser aprimorada pela educação positivista, evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo.

Em busca da origem do altruísmo humano, pesquisadores estão realizando experiências com primatas. Os resultados iniciais indicam que os macacos podem ser os únicos animais a terem essa característica, antes considerada exclusivamente humana.

Na maior parte da minha vida, achava que o altruísmo era uma característica oposta ao egoísmo. Ou seja, achava que as pessoas altruístas eram praticamente desprovidas de egoísmo. Na verdade, este conceito já não me é mais válido.

Os biólogos evolutivos costumam explicar ações altruístas como, na verdade, nepotistas - em outras palavras - vale a pena ajudar os próprios parentes porque eles carregam os mesmos genes que você; na prática, parte de você se reproduz com eles. Isso explica biologicamente o ato altruísta. Porém, fica em aberto os casos de altruísmo para com pessoas sem parentesco ou até mesmo desconhecidas. Penso que nesses casos, existem outros fatores, fatores egoísta, de auto-realização, satisfação pessoal ou mesmo a expectativa de que fazer o bem ao próximo é emprestar um ato que um dia você pode precisar de volta.

Acredito, portanto, que o altruísmo é, em muitos casos, uma ação egoísta, variando entre a consciência do ato e a atitude inconsciente. Em ambos os casos, Isso não implica necessariamente em uma ação negativa, ao contrário. Vivam os altruístas egoístas. Se temos o instinto natural do egoísmo, então a melhor forma de utilizá-lo é sendo altruísta.

Obs.: Ainda estou pensando sobre o assunto, não estou plenamente convicto sobre os conceitos e teorias do altruísmo.

2 comentários:

Anônimo disse...

não ligo para os primatas...nem para o altruísmo...minha olímpica arrogância" não permite, sorry.

Barbara

Carola disse...

Não entendi direito essa relação que vc fez entre altruísmo e egoísmo... Vou ler de novo.