Bompreço, Bomroubo - O Segredo

Engana-se quem pensa que grandes empresas são regidas por boas práticas. Ações inescrupulosas são admitidas em rotinas administrativas de megacorporações . A diferença é que, nessas empresas as práticas são profissionalmente maquiadas. Vejamos o que acabou de me acontecer:

Domingo, 17 de junho , 23h - Loja Bompreço Salvador , bairro armação.

Querendo realizar um ultimo desejo noturno antes de me embriagar em necessário sono reparador pré-segunda-feira, resolvo ir ao supermercado comprar sorvete e palavras-cruzadas (vulgo picolé). Após retirar os dois itens desejados das referidas gôndolas, me dirigi à fila dos caixas reservados a pequenas compras. Obviamente, fui obrigado a constatar um casal que, dando um jeitinho, mas na maior cara de pau, ultrapassou o limite estabelecido de itens para compras naquele caixa. Tudo bem. Vou abrir uma exceção. Não. Domingo a noite, realizando uma ultima vontade, não vou perder minha paciência e minha tranqüilidade com isso. Espero alguns minutos e sou atendido. A operadora de caixa registra minhas compras e para a minha surpresa, pah - valores divergentes entre a leitura ótica e os preços fixados nas palavras cruzadas. Na capa da revista, R$2,49. Na leitura ótica, R$2,81. Não. Não vou permitir que isso tire minha tranqüilidade pré-onírica. Afinal é domingo, quase segunda. A operadora chama o supervisor, que constata o erro e digita alguns códigos no caixa que, finalmente, corrige os valores. Agradecido, praticamente esboço um sorriso para a funcionária da loja. Valor da compra: R$9,74 do sorvete + R$2,49 da revista. Total R$12,23. Felizmente, tenho o dinheiro trocado. Pago-lhe R$12,30. Não sou expert em matemática, mas calculei que receberia de troco R$0,07. Bom... a matemática do “bom”preço me ensinou que seriam R$0,05. Isso mesmo, eles não utilizam moedas de 1 centavo (na verdade fingem que nunca as têm). Pronto. Está feito. Perdi minha paciência, minha tranqüilidade, enfim, meu sono reparador pré-segunda-feira. Fui roubado em R0,02 pelas lojas bompreço. Fiquei indignado. Resolvi me tornar um expert em matemática. A rede bompreço é formada por 119 lojas em 9 estados. Supondo, por baixo, que em cada loja 2 mil pessoas façam compras diariamente e que cada uma delas seja usurpada em R$0,02 centavos, acreditem, o “bompreço” fatura $$$$$$ R$142.800,00. Isso mesmo. CENTO e QUARENTA e DOIS MIL e OITOCENTOS REAIS. Chamam-me de queixoso, de reclamante, às vezes até de chato. Eu não, eu sou cidadão.

4 comentários:

Anônimo disse...

Você tem toda razão de reclamar.
Essa coisa de 0,99 centavos ou mesmo 0,97... é uma prática "comum" na qual as empresas lucram com isso.
É foda! Quanto mais numa noite de domingo!!

Carola disse...

Tem razão, o pior é que quando a gente reclama por esses centavos parece chato...

Anônimo disse...

Falando em caixas de pequenas compras, já reparou que eles aumentaram a quantidade de volumes aceitos (10 para 20) e simplesmente reduziram o número de atendentes? Formam-se filas que demoram às vezes mais que nos terminais comuns...

Fabio disse...

E nos casos (isto ocorre com a mesma frequencia da situação inversa) onde o valor da compra da por exemplo, R$18,02, vc paga com R$20, o caixa lhe dá R$2 de troco, vc reclama por estar recebendo dois centavos a mais no seu troco ?
Quero que fique bem claro que não estou defendendo nenhuma das partes, inclusive nem gosto muito da rede Bompreço e evito ir lá, pois acho que o serviço deles deixa muito a desejar. Mesmo que após exigir eu receba meus dois centavos de troco, acho que apenas eu irei perder numa situação assim, e uma coisa muito mais valiosa que o valor citado, minha paz e tranquilidade, mesmo que por alguns instantes.
Mas, como já diz o velho "deitado": Cada um com seu cada qual...